terça-feira, 14 de julho de 2009

Pânico, CQC ou Casseta e Planeta??

Considerando-se os unicos programas humoristicos de cunho social da atual tv brasileira, Pânico na TV, Casseta e Planeta e CQC, (Custe o que Custar), temos hoje tres formas diferentes de humor social.
Com origens no abtigo TV PIRATA da Rede Globo, o Casseta e Planeta, exibido todas as terças por essa mesma emissora trata de assuntos ligados a propria TV GLOBO, onde as principais atrações são parodias das telenovelas da emissora e personagens ficticios. Entre os tres programas, o Casseta E Planeta abrange um cunho de raciocinio, no sentido de que quem assiste precisa estar ligado nos programas da GLOBO para entender o que a piada quer dizer. Se fizermos uma analise do programa, iremos ver que as piadas são feitas com base nas noticias na forma que são mostradas pelo departamento de jornalismo, muitas vezes mais desenformam do que informam, sem dizer nas tais parodias das novelas, que são as novelas da propria emissora. Numa analise psicologica de um leigo, o Casseta e Planeta é um programa que não exige muita inteligencia para assistir, já que tudo na Globo é baseado em coisas que não trazem conhecimento nenhum ao povo, apenas enganam com o que o povo já sabe,

Pânico na TV, é muito melhor que o Casseta e Planeta. Exibido aos domingos, com reprises na sexta na REDETV, o programa humoristico comandado por Emílio e seus amigos é formado em sua totalidade por comediantes. Diferente do Casseta e Planeta é um programa que podemos chamar de Programa de Comportamento, com uma dose (de 98%) de humor. Isto porque seus toques humoristicos são totalmente embasados em aspectos da sociedade em geral. O Programa aborda questões como Pessoas que saem cheias da manguaça das festas, os problemas causados pelas bebidas e drogas, etc. Seu cunho artistico é ligado a tudo no mundo da fama. Cobertura dos principais eventos onde tem algum artista presente. Sempre tem um reporter do Pânico na TV pentelhando o dito cujo. O Pânico na TV também puxa sardinha para a programação da propria emissora. A REDETV tem seus programas serios, como Leitura Dinâmica, mas tem sua programação embasada nos artistas e celebridades da TV. Um dos programas mais antigos da emissora é o TV FAMA, do apresentador Nelson Rubens.Em outras palavras, o Pânico na TV segue essa linha. Para se entender o programa, basta assistir o "PROGRAMA DO NELSÃO"!!


O CQC é hoje um programa que segue uma linha independente da programação da emissora que o veicula. É jornalístico e ao mesmo tempo cômico, busca mostrar de uma forma dinâmica os problemas da política nacional, mas também procura provocar os artistas, assim como o Pânico. Fazendo reportagens bem “cara de pau”, os repórteres jogam na cara dos políticos os problemas que se passam naquele instante. A proposta do programa é trazer a tona o que tem de ser feito. Coloca os políticos de frente do povo com seus quadros, como o “FALA NA CARA”, buscam resolver os problemas com um quadro chamado PROTESTE-JÁ, etc. Para entender o CQC, quem assiste deve estar bem informado das coisas, senão vai ser difícil entender. Em outras palavras, o CQC, apesar de ser um programa de JORNALISMO e COMEDIA, é um programa intelectual, onde se conquista informação necessária com muito riso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário